Aldeias do Xisto
  • branding

A Rede das Aldeias do Xisto integra 27 aldeias situadas no centro de Portugal, num território de 5.000Km2, dividido em quatro unidades territoriais: Serra da Lousã, Serra do Açor, Zêzere, Tejo-Ocreza.
 

design gráfico
comunicação e storytelling
ambientes de marca
sinalé

PROJETO

  • rebranding aldeias do xisto

DESIGN

  • atelier nunes e pã

CONSULTOR DE DESIGN

  • joão nunes
     

COORDENAÇÃO

  • bruno ramos, rui simão, adxtur
  • - agência para o desenvolvimento turístico das aldeias do xisto

Na Marca Aldeias do Xisto, o Símbolo representa uma casa e significa o espaço habitado, a pertença, a comunidade, a preservação e a sustentabilidade. Na letra X, são representados os conceitos de multiplicação, interação/ cruzamento, lugar e escolha. As camadas associadas ao xisto, são a pluralidade, diversidade e a resistência. Estes são os vetores orientadores da base estrutural do atual rebranding. O Símbolo foi redesenhado a partir da anterior Marca criada pelo designer Rui Martins, tornando-se mais angulosa tal como as pedras de xisto. A cor preta do atual rebranding foi selecionada para representar a dura consistência da pedra do xisto e a sólida resiliência da população.

A grelha, serve de base para a construção da Marca e Submarcas e para as articulações entre os elementos visuais do universo da Marca Aldeias do Xisto. Permite mover os elementos componentes, de forma a obter uma linguagem dinâmica, coerente e transversal a todos os suportes.
A Marca baseia-se em formas geométricas desenhadas a partir da matriz. O Logotipo é construído com a tipografia Epura Bold da autoria do designer Luis Bandovas para a NovaType Foundry, à excepção da letra X da palavra xisto, que é construída sobre as diagonais do quadrado.
 

as matrizes da identidade:
semântica, tipografia, imagética fotográfica, pictografia, video e Motion

As letras combinam-se para originarem múltiplos significados. Letras, transformadas em palavras, unem-se para transportar a memória e enchem-se de sentido permitindo transmitir pensamentos e interpretar outros. Para as Aldeias do Xisto selecionamos palavras em harmonia com os valores do território, que vêm embrulhadas nos estados emocionais que ali encontramos. Construímos combinações com as palavras selecionadas, às quais chamámos ”Palavras de Orientação”, usando o X para as multiplicar.

Os Pictogramas servem para informar e representar coisas e objetos do meio envolvente, produtos, animais, ações ou ideias abstratas, entre outros. Os Pictogramas, quando organizados numa sequência, criam uma linguagem imagética à qual denominamos: Escrita Pictográfica Aldeias do Xisto

As Aldeias do Xisto, são uma Marca de forte natureza incubadora com um perfil catalisador de produtos, projetos e serviços integrados pela comunidade. A aplicação e compreensão da sua marca pelos pares e público é o foco do Manual de Identidade da Marca Aldeias do Xisto. É um guia que mostra como cumprir os códigos de conduta gráfica e visual para a criação de uma imagem mental da Marca.

O evento de apresentação à comunidade e aos parceiros teve lugar num dos enquadramentos naturais, a aldeia de Fajão, acolhendo música e acções performativas e ainda o lançamento do site.

FOTÓGRAFOS

  • adriana oliveira, bernardo conde, bruno ramos,
    carolina serralha, diogo tavares,
    jacc - jazz ao centro clube, joão nunes,
    joão margalha, miguel claro, miguel proença,
    pedro martins, tiago cerveira


TIPOGRAFIA

  • epura, nova typefoundry

REDAÇÃO TÉCNICA DO MANUAL NORMAS

  • luísa do valle, sandra antunes

DESENVOLVIMENTO WEB

  • queo

MÚSICA VÍDEO APRESENTAÇÃO

  • jacc / slow is possible