
O projecto de rebranding da Casa dos Reclamos baseia a sua intervenção na manutenção dos valores da marca, conservando a figura do camaleão como sustento da sua narrativa, bem como a cor dominante rosa, traço reconhecido da sua identidade. O objectivo é desenvolver uma assinatura forte, uma marca unida pelo potencial de metamorfose, sempre com vista a criar consistência visual. A marca faz-se todos os dias, em todos os projectos que concretiza.
O projecto de rebranding da Casa dos Reclamos baseia a sua intervenção na manutenção dos valores da marca, conservando a figura do camaleão como sustento da sua narrativa, bem como a cor dominante rosa, traço reconhecido da sua identidade. O objectivo é desenvolver uma assinatura forte, uma marca unida pelo potencial de metamorfose, sempre com vista a criar consistência visual. A marca faz-se todos os dias, em todos os projectos que concretiza.
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identidade corporativa
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soluções expositivas
PROJETO
- rebranding cdr
DESIGN
- atelier nunes e pã
PRÉMIOS
- graphis silver award 2022
- ida award bronze winnner 2022
FOTOGRAFIA
- vox photography
PRODUÇÃO
- casa dos reclamos
DESENVOLVIMENTO WEB
- primariu

O discurso da marca “cdr” desenha-se no presente, através do “alfabeto” gráfico e visual criado, que lhe permite ser reconhecida - mesmo quando se transforma, como o cameleão - na qualidade e audácia do trabalho que desempenha e pelo qual se distingue. O acrónimo “cdr” ganha relevância sobre a designação “casa dos reclamos” alinhando-se com a visão de internacionalização da empresa. O desenho do logotipo evoca os movimentos circulares das máquinas de impressão e revela o que está na essência da sua construção, da actividade como empresa e também do camaleão - a cor e a sua reprodução. O princípio da dinâmica e da pluralidade também é explorado no universo cromático - ao rosa vibrante juntam-se as cores secundárias que constroem a marca e seus múltiplos cenários.


O rebranding abrangeu toda a comunicação interna e externa de forma simultânea - estacionário, materiais de promoção, veículos, uniformes, espaços de trabalho e de showroom, site e redes sociais - fortalecendo o sentido de pertença e identidade empresarial. Estes suportes exploram a narrativa estabelecida, tirando partido das potencialidades de cada um de forma a criar uma imagem coerente.
O projecto de rebranding foi reconhecido pela IDA design Awards e pela Graphis Design Competition, Bronze e Silver respectivamente.