Fragulho
  • branding
  • packaging

O projecto da marca “Fragulho” (sig. pedra), trata produtos e experiências ligadas à Terra e do que dela se pode usufruir. Tem como principal protagonista o vinho homónimo, fruto de anos de experiências humanas, atmosféricas e geográficas, trabalho e dedicação. São as “raízes que dão frutos”, mote do projecto, uma referência à familia e às suas histórias.

design gráfico
identidade corporativa
comunicação e storytelling
ex

PROJETO

  • vinhos fragulho marca e comunicação

DESIGN

  • atelier nunes e pã

O desenho da marca relaciona os dois conceitos: os socalcos, presentes na paisagem duriense, e a referência à comunicação e à citação de gerações passadas, através das aspas. Uma sintese da forma como somos recebidos pela casa Fragulho e das suas origens.

São as “raízes que dão fruto”, mote do projeto. O espaço geográfico em que se insere, o Douro, contribui significativamente para a personalidade da marca - vincada, como os socalcos onde as videiras resistem anos a fio.

A personagem icónica presente nos rótulos faz referência ao momento em que o Homem produz história, através da prova do vinho, utilizando um objecto por ele fabricado. Uma imagem enigmática, que dará origem a tantas outras conversas e histórias.

O projecto extendeu-se a todo o economato, peças de comunicação e ambientes de marca, embalagens, rótulos e suportes expositivos. A cor é sugestiva dos ambientes de produo e de desgustação, cores presentes no vinho, na paisagem duriense e na casa dos Lagares, casa-mãe dos vinhos Fragulho.